Uma aula de dança é muito diferente de um laboratório de
criatividade. Sua estrutura é complexa e extremamente relevante. Este é um guia
de sugestões práticas. Algo pode ser útil, afinal, se ninguém lhe mostrou como
se portar, como você poderia adivinhar?
• Seja pontual. Caso chegue atrasado à aula já iniciada,
peça ao professor permissão para entrar, de maneira discreta, sem alarde.
• Desligue seu celular. Ou melhor, deixe-o do lado de fora
da sala. Aproveite e jogue fora o chiclete também.
• Uniforme: Descubra antes da aula se sua escola exige ou
não uniforme. Caso adote, providencie logo, minimizando gafes desnecessárias.
• Se a aula já começou, aqueça-se antes de começar! É a
maneira mais eficaz de prevenir lesões e preparar o corpo para a dança. Mas
faça em silêncio, em qualquer canto da sala, e só então acompanhe a turma.
• É o professor que manda, dirige e ensina no seu
território. Ele está trabalhando ali, tentando fazer o seu melhor. Mostre algum
respeito à sua condução e propostas.
• Use sua aula para estudar! Apesar de ser uma ótima ocasião
para fazer novos amigos, as aulas de dança não são terapia em grupo e nem um
bar. Converse com os amigos em outra ocasião. Aproveite cada aula como uma
chance de aprender, crescer, se concentrar e se beneficiar de tudo mais que a
dança pode te proporcionar.
• Complexo de “primeira bailarina” é muito deselegante. A
sala de aula é um local onde todos estão lá para estudar igualmente. Seus
colegas não são sua platéia. Não domine o ambiente com perguntas desnecessárias
ou atitudes blasés. Cumprimente todos, seja amigável e flexível, e lembre-se
que você não é o centro das atenções. Toda a turma tem chances iguais.
• A sala de aula é um local democrático. Não seja espaçoso,
você não é dono de nada e não há lugares pré-determinados. Sendo assim,
qualquer um pode ocupá-los.
• Fica com sede durante a aula? Normal. Muito melhor do que
sair a cada momento para se refrescar é levar uma garrafinha de água pra sala.
Não atrapalha a aula e você não perderá nenhuma explicação/exercícios.
• Novatos precisam de atenção e encorajamento. Seja generoso
e mostre seu apoio. Com certeza eles se sentirão mais confortáveis para se
expor e o professor poderá lhes dar mais atenção. Cuidado com os ciúmes!
• Seja pró-ativo. Se o professor pedir para que demonstre um
exercício, encare como mais uma oportunidade de estudo. Por que negar?
• Quem respeita recebe respeito em troca. Caso o professor
divida a turma em grupos, respeite os colegas enquanto executam algum
exercício. Não converse, nem fique criticando ninguém, mesmo que você veja
defeitos na sua maneira de executar. Manter as regras mínimas de boa educação é
algo básico.
• Faltou na aula? Às vezes acontece, mas nem o professor,
nem a turma têm culpa disso. Não adianta chegar na aula seguinte bombardeando
milhares de perguntas ou se sentindo injustiçado. Se você perdeu matéria, se
esforce para “pegar”, mas sem “causar”.
• Respeite sua vez e deixe os outros aproveitarem sua chance
de fazer o exercício também. Siga o fluxo e nunca pare no meio ou passe na
frente de alguém em “movimento”. Sem querer você pode causar um pequeno
acidente.
• Ao final da aula agradeça o professor, e ao trabalho
desenvolvido ali. Bater palmas junto dos demais colegas é um sinal de gratidão
adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário