12.3.15

Cecília Kerche inspira alunos da Casa da Cultura

Cerca de 20 estudantes tiveram aula

 com a renomada bailarina

A sala 5 da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, de Joinville, se encheu de movimento e conhecimento no início da tarde desta quinta-feira (12). Não que o aprendizado e a movimentação não sejam comuns no local, mas é que dessa vez quem comandou o ritmo da aula foi a renomada bailarina Cecília Kerche.

A ação fez parte do “Figuras da Dança”, projeto trazido pelo diretor artístico Darling Quadros a Joinville por meio do “Dança In Foco”, e tem o apoio da Associação de Amigos da Casa da Cultura e da Fundação Cultural de Joinville.

Olhos atentos e muita atenção em cada movimento. Cerca de 20 alunos da Escola Municipal de Ballet, da Casa da Cultura, puderam conhecer seu ídolo e aprender um pouco da sua experiência. A aula extrapolou um pouco o horário, mas o cansaço não desmotivou os aprendizes. “A aula foi muito boa. Levarei para vida o que foi falado por ela”, contou o aluno Éder de Jesus. “Ela nos motivou muito. Um ensinamento que carregarei comigo para sempre”, completou.


Estar perto de quem tanto se admira é algo emocionante, mas ser inspiração também traz um grande sentimento. Por isso, o momento também foi muito especial para Cecília Kerche, que reviveu o passado em que ensaiou e mostrou seus ensinamentos no local.


“É emocionante estar aqui, ainda mais depois do tempo em que este espaço esteve fechado. Resgatar um sítio artístico é como um arqueólogo achar uma peça de séculos e séculos atrás. É uma alegria imensa. Fico muito gratificada por ver esse espaço reativado. Lembrar o meu passado aqui, ensinando o futuro para eles”, declarou a bailarina.


Ser referência sempre traz uma grande responsabilidade. Por isso, Cecília Kerche sabe o quanto precisa cuidar para ser um bom modelo para os mais novos. “Ser exemplo implica uma conduta de vida muito correta. Não é só o que represento no palco, é o que represento na minha vida particular, no pessoal, no dia a dia, no meu desempenho como trabalhadora do balé, como operária da dança. Só com muito trabalho vamos chegar ao palco e ser inspiração para os outros”, contou.


Cecília Kerche é um dos nomes mais importantes do balé clássico na América Latina nas últimas décadas. Nascida em Lins, São Paulo, Cecília iniciou seu aprendizado com Vera Mayer, Halina Biernacka e Pedro Kraszczuk.

Referência na dança e convidada para diversos grandes espetáculos, Cecília possui o título de Embaixatriz da Dança outorgado pelo Conselho Brasileiro da Dança, órgão vinculado à Unesco.


Nenhum comentário: