"Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!"
Feliz dia mundial da dança!!
"Bailarino, professor e
coreógrafo francês, foi uma personalidade que mudou os rumos da dança.
Começou a dançar aos 14 anos como aluno de Louis Dupré, na Academia
Francesa de Música e Dança que depois se tornaria a gloriosa Ópera de
Paris. Se tornou amigo de Marie Sallé, uma de suas companheiras em
idéias revolucionárias e por sua indicação dançou na corte de
Fontainebleau. A maturidade de sua carreira começou quando passou alguns
anos em Berlim, estudando, trabalhando e convivendo com grandes
bailarinos. Quando volta a Paris, assume a direção da Ópera-Comique e
começa a criar inúmeros espetáculos de dança, que aos poucos o deixam
conhecido internacionalmente. "Noverre ultrapassa os princípios gerais
que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à
execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade a dança
através da pantomima, utilizando mãos braços e feições para, segundo
ele, sensibilizar e emocionar. Sugere a simplificação na execução dos
passos e sutileza nos movimentos para uma ideal expressividade na
interpretação da dança. Para Noverre, a dança em ação é a forma de
interpretar as idéias escritas na música com verdade ao executar os
gestos na dança. Noverre sentia-se orgulhoso de ter simplificado as
alegorias na vestimenta e exigir ação, movimentações na cena e expressão
à dança. A grande reforma que distingue o séc. XVIII do XVII e o
aproxima do XIX é a criação do termo dado por Noverre no século XVII que
se conservou sem mudanças até o século XIX."
"(...)Noverre era
conhecido por alguns como Sheakespeare da dança. Embora tivesse criado
cerca de 150 ballets em Paris, Viena e Stuttgart, sua influência foi
mais como reformador. O objetivo de Noverre era libertar o corpo
expressivo do bailarino de posições estereotipadas, libertar o corpo de
máscaras pesadas e arquivar as armaduras incômodas de danças de batalhas
e outras vestimentas que escondiam o corpo. Nos tempos do rococó que
ocultava belas formas com enfeites extravagantes, o livro Lettres sur la
Danse at sur les Ballets (1760-1807) de Noverre, abriu uma era nova.
Suas teorias de Ballet d'action e de movimento expressivo se difundiram
pela Europa até São Petesburgo e ainda servem ao Ballet Moderno."
"Noverre, que Voltaire considerava 'um Prometeu', era originário da
província, portanto, não era um parisiense legítimo, mas falava numa voz
que atingia os bailarinos de toda a Europa: "Filhos de Terpsícore,
renunciem as cabriolas, os entrechats e passos excessivamente
complicados, abandonem caretas e estudem sentimentos; abandonem graça e
expressões sem arte; aprendam a dar nobreza aos gestos, não esqueçam que
isso é o sangue da dança; ponham critérios e significados em seus Pas
de Deux; deixem que a força de vontade indique o caminho e que o bom
gosto esteja presente em todas as situações; fora com essas máscaras sem
vida, que são cópias pobres da natureza. Quando Noverre se refugiou em
Londres por causa da Revolução Francesa, ele também voltou às convenções
caducas do Ballet Profissional, contradizendo suas mensagens contra
regras engessadas. Agora ele decretava que os pés dos dançarinos não
deviam se afastar mais de quarenta centímetros, que nunca devia haver
mais de trinta e dois dançarinos em um palco, e que nenhuma música já
composta devia ser usada por um coreógrafo. Mas as idéias anteriores de
Noverre, não podiam simplesmente voltar para a garrafa. Ele já tinha
soltado a dança e possibilitado o Ballet Romântico baseado em leveza e
graça. Foi esse o Ballet que dominou os palcos das capitais européias no
século XIX."
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