25.3.16

Sapatilhas de Ponta | Cuidado!


Criança dança na meia ponta!

Antes de submeter sua aluna ao trabalho árduo e extenuante das sapatilhas de ponta, garanta a ela um bom preparo físico e técnico na meia ponta! Você é responsável pela qualidade e desenvolvimento dessa pequena artista!

“(…) Um professor que deixa um aluno com menos de dois anos de estudo e menos de 10 anos de idade subir nas pontas (isto é, colocar as sapatilhas de ponta) pode ser considerado um mau professor. Evidentemente existem exceções quanto ao tempo de estudo do aluno. Se por exemplo, uma menina com mais de 12 anos de idade estiver estudando ballet diariamente durante um ano, no ano seguinte ela estará, provavelmente, apta a fazer exercícios de ponta, caso o professor permita. Mas isto é uma exceção à regra geral: nunca um aluno deve fazer ponta antes dos dois anos de estudos e nunca antes dos 10 anos.”

" (...) Idade - é altamente recomendável que a aluna tenha pelo menos 11 anos antes do início da ponta.Técnica - deve-se ter uma base sólida na formação de ballet (normalmente um mínimo de três anos de estudo). Amplitude de movimento nos tornozelos - o que pode ser verificado em um échappé na segunda posição. Os pés devem se estender para uma linha reta com a canela.
Maturidade física do bailarino - alguns estúdios, academias ou escolas exigem um atestado médico antes de autorizar o uso das sapatilhas de ponta."

 

Nenhum comentário: